Oi gentemmmmm =)

E aí? Como vai a vida? A minha anda impossível, mas estou vivendo.

Vou tentar fazer um post curto por que tenho ainda 739749878927498 de coisas pra fazer até a meia noite deste domingão.

Hoje falarei de lineart. Por quê? Porque dificilmente alguém fala dela.

Eu senti a necessidade de estudar delineado depois do Sanca Fest, pois achei meus desenhos tradicionais estavam muito tensos de fazer e ficando esquisitos. E aí lembrei que fazem um ano ou dois que não treino especificamente lineart.

E também por que meu muso inspirador é lindo nas suas linearts s2

Desenhos de Artgerm
Desenhos de Artgerm

Aquecimento

Quem nunca ficou uma semana ou mais tempo sem desenhar e depois que voltou parecia que seu traço tava todo zuado e perdido? Pois é.

Aprendi com o Kris Zullo, um exercício diário que ajuda a manter o traço mesmo quando não vamos desenhar nada e os mesmos exercícios são ótimos de Scanner_20150503 (2)Scanner_20150503 (3)serem feitos antes de começar a delinear. Basicamente consiste em pegar uma folha e sair riscando. Ei! Não é pra sair zoando a folha, fazendo coisas randômicas :v

Tem que acostumar seu punho e seu braço com o material.

Trace retas, diagonais, horizontais, use linhas pequenas e depois longas, sobreponha tudo criando hachuras. Faça círculos, elipses e curvas, ligue uma curva à outra. Uns cinco minutos são suficientes.

 

Esse exercício faz seu corpo assimilar as posições que você fica confortável para desenhar determinado elemento (folha reta ou virada), a distância que você precisa ter da folha, a força que você empenhará para ficar com determinada forma. Também ajuda a eliminar a maldita “perna de baratinha” e aqueles traços sobrepostos que só poluem o desenho.

Então, ajuda a ter um delineado mais limpo e mais rápido.

Então, shut up and just do it.

Volume e Sombreamento

Na lineart é onde fazemos volumes, definição de luz e sombra e linhas de movimento. Pra quem quer ser quadrinista como eu quero, isso é muito importante, pelo simples fato de que mangá não tem cor, logo suas linhas determinarão se o leitor entenderá ou não o que tem na cena. Nos quadrinhos ocidentais, nem sempre eles são desenhados e coloridos pela mesma pessoa. Se seu traço não for bem feito, vai atrapalhar a vida de quem pinta.

Outro detalhe é que fazer o volume e a sombra logo na lineart, fica mais claro saber onde colocar cores mais escuras e disposição entre os elementos que compõem a obra.

O tutorial abaixo, eu tirei do tumblr e é simplesmente perfeito para explicar tudo que estou dizendo.

tutorial lineart
tutorial lineart

 

Basicamente ele diz que usamos linhas grossas quando:

  • duas linhas finas se encontram,
  • o elemento está mais próximo da tela,
  • aplico sombra
  • faço contornos mais externos.

E as finas, usamos quando queremos:

  • dar detalhes de tecidos,
  • fazer movimentos,
  • colocar detalhes dentro de uma figura maior
  • fazer objetos mais distantes.

Não sei vocês, mas agora eu sei que as linhas grossas são grossas por um motivo e não porque o ilustrador quis.

OBS: Sempre comece a lineart pelos elementos que estão em cima de outros. Diminui a quantidade de erros. Ex: A roupa cobre o corpo, mas o cabelo está por cima da roupa. Faça o cabelo, a roupa e depois o corpo.

Melhorias no traço

Ryuzaki Sakuno Character Model
Ryuzaki Sakuno Character Model

 

Cada artista tem um estilo e treinar delineado ajuda a definir como você quer que seu traço fique. Você passa a entender que uma linha a mais no cabelo te deixa mais próximo ou mais longe de um estilo que te agrada. Sem perceber, estudar lineart te move a estudar anatomia, roupas, movimentos e N coisas ao mesmo tempo e sem você se dar conta disso.

O delineado não determina como você deve pintar um desenho, ele te direciona.

Por isso que eu acabei fazendo uma prancha da Sakuno, a personagem principal do doujinshi que estou escrevendo. Esse exercício me ajudou a definir as peculiaridades da personagem e a perceber que eu não sei pintar em preto e branco, mas isso já é assunto pra outro post.

Espero que tenham gostado e que consigam melhorar suas linearts e consequentemente seus desenhos.

Beijos e até a próxima semana.

Coisas que esquecemos: lineart
Classificado como: