Olá , olá, olá, como vão?

Eu não ia falar sobre esse desenho por que já falei demais dele, mas resolvi dedicar um post às suas particularidades, por que eu aprendi algumas coisas legais desenhando Naruhina.

Foram 30 horas de trabalho distribuídas em umas 2 ou 3 semanas e tenho livestream para provar hahaha

O desenho foi feito inteiramente no Paint Tool SAI, usei apenas uns 4 filtros no photoshop para ajustar as cores.

Depois que terminei a lineart eu fiquei na super dúvida de cores. Acho  que todo mundo fica quando faz um desenho com cenário complexo. Até fiz uma versão com outras cores, mas toda vez que olhava sentia que tinha algo errado.

naruhina primeiras cores
Naruhina – primeiras cores

Para definir as cores eu resolvi estudar dois tutoriais do aquasixio. Um dos artistas atuais que mais gosto, exatamente pelo domínio sobre as cores que ele tem. Os tutoriais 17 e 18 falam sobre compor cores usando tartaruguinhas. É muito fofo.

Em suma, o aquasixio diz que nós temos a tartaruga mãe que tem cores predominantes e quentes (vermelho, amarelo, laranja), enquanto o pai tem cores frias (azul, verde, roxo). Misturando pai e mãe, temos os filhinhos e aí as combinações são praticamente infinitas.

E gente, é muito viciante ficar brincando com as tartaruguinhas XD

282_turtle
Tartarugas das cores

Esse tutorial caiu perfeitamente por que as cores da Hinata são frias e as do Naruto quentes, eu realmente não sei se o Kishimoto (autor da série) alguma vez na vida pensou sobre isso, mas até nesse sentido esse casal deu super certo.

Quando eu fiz o degradê para ver quais as cores predominantes usaria, achei simplesmente lindo e a sensação de fim de tarde ficou empreguinada na minha mente. Daí decidi fazer um ambiente amadeirado, onde as árvores tinham cores de outono e céu estaria mais escuro, com a noite chegando, mas totalmente estrelada.

Cheguei a conclusão que para escolher cores é preciso determinar os sentimentos e para cada sentimento tem uma gama de cores que os intensificam.

cores análogas e complementares
cores análogas e complementares

As cores frias e quentes são complementares, isto é, opostas no círculo das cores. Eu demorei pra entender isso pelo tutorial, mas é só olhar o gráfico pra entender. E aí só alegria escolhendo as análogas (as vizinhas) das cores que você escolheu. Detalhe, essas cores análogas não precisam ser no mesmo tom, você pode usar mais saturação em uma, menos brilho na outra isso aumenta bastante as opções.

Um outro ponto que o aquasixio menciona nos tutoriais é o BS (Beauty Spot) que é a cor mais intensa e mais bonita do conjunto todo. Significa que independente de sua escala de cores, haverá uma cor que será o destaque em toda a sua obra e essa cor precisa se destacar sobre as cores do pai e da mãe. No meu caso, a cor amarela foi a escolhida, é por isso que mesmo que as lanternas brilhem fortemente no fundo, elas não tiram a atenção do casal, por que o Naruto tem o cabelo amarelo e está muito próximo a Hinata. Claro que essa blusa super brilhante dela, ajuda pra caramba também…

Em um tutorial da gisalmeida, assim como o aquasixio diz, é interessante deixar o desenho com saturação -100 para entender bem os destaques. Se algo que você queria destacar está em cinza mais escuro ou preto, significa que seu jogo de cores não está favorável à sua intenção artística.

282_Naruhina_saturation negative
Naruhina no saturation

Eu poderia falar sobre as texturas todas que usei no desenho, mas achei melhor deixar disponível para Download. Em breve haverá uma página Download no blog.

Não falarei como fiz as árvores, até achar um modo mais fácil de fazê-las, pois meus braços doem só de lembrar o trampo que foi…

Espero que sirva de lição e inspiração, boas colorações a todos e leiam o tutorial do aquasixio na íntegra, vale muito a pena.

Beijocas

282_Naruhina - Final
282_Naruhina – Final

 

 

Combinando emoções e cores com as tartarugas de aquasixio