Olá meus amores, como vão?

O post de hoje é pra fazer merchan de mim mesma, por que eu mereço, e também para falar um pouco sobre auto-promoção online, pelo menos de uma forma delas.

Eu pesquisei e pensei bastante antes de abrir comissões de novo e cheguei a conclusão de que era absolutamente necessário por motivos que vão além de conseguir grana.

Invocando clientes

Se um cliente vier pedir um desenho, dificilmente iremos negar, mas nós não temos controle sobre a vontade deles. Clientes vem e vão como chuva.

Então eu percebi que colocar uma mensagem de “Comissões abertas” é uma maneira de atrair clientes. As pessoas curtem tantas páginas, seguem tantos artistas, nem sempre passa pela cabeça delas pedir um desenho, principalmente que não seja de graça, se elas pensam sobre isso, precisamos motivá-las a pedir.

Quando eu vejo uma lista de pessoas que pediram um desenho de um artista que gosto, me dá vontade de quebrar meu cofrinho e pedir um também, tenho certeza que não é só comigo. Então vejo vantagens nesse tipo de propaganda.

As pessoas precisam saber que estamos disponíveis para desenhar para elas.

Ilustrações limitadas e objetivas

Os artistas que eu estudei, costumam ter regras bem definidas quando disponibilizam esse tipo de serviço. Escolhem o tipo de arte que tem mais afinidade, limitam a quantidade de personagens, e colocam as informações de forma sucinta e clara, cheia de exemplos. Eu quis ir um pouco além disso.

Da última vez que fiz comissões em massa, levei muito tempo para terminar as ilustrações por que tive que estudar muito para fazer cada desenho, saiu cada um de um jeito e ainda assim não tive o retorno esperado, pareceu que foi tudo em vão.

Para não ter que passar por isso de novo resolvi limitar as opções, o que não significa que irei negar pedidos de desenhos que estão fora do que eu estou propondo. O que vier é lucro.

Em vez de ter que me virar nos trinta fazendo um desenho de corpo inteiro colorido com fundo cabuloso e depois mudar para um desenho preto e branco de meio corpo, prefiro me concentrar em esboços de busto.

Os meus objetivos nesse segundo lote de comissões são:

  • ganhar dinheiro (óbvio, por que sou humana e pobre como vocês);
  • estabelecer um traço para o estilo mangá;
  • treinar expressões;
  • fazer esboços rápidos e bonitos

Ué, mas você já não tem um estilo Mi-chan? Mais ou menos. Ele ainda é meio instável e rebelde, típico adolescente, então, vou discipliná-lo. Chegou a hora de conversar com meu estilo para que quando vocês vejam uma imagem digam “Foi a Giant Lady que fez! E ficou foda!”, mas se disserem “foi a mi que fez e até que ficou bom” já estarei dando mortal pra trás de felicidade.

Do meu estudo de cartum, veio a vontade de treinar expressões, quero muito passar para o mangá agora.

E nada mais emocionante do que ter agilidade nos dedos para fazer um sketchezinho bonito por dia pra postar no instagram, né?

Obrigações e criatividade

Todo anúncio de comissões deve ter algumas sessões/regras para esclarecer como a coisa funciona e manter a ordem da casa, tais como:

  • o que faço
  • o que não faço
  • as formas de pagamento
  • os valores
  • como encomendar
  • agradecimentos

A ordem em que eles aparecem vai do gosto, todas as postagens de comissões, que eu estudei, tem essa estrutura, ela é auto-explicativa, mas caso você não tenha entendido nada, no fim do post tem os exemplos do que eu fiz.

Mas antes de ir pra lá, quero lembrá-lo de que vivemos em um mundo competitivo e capitalista, logo precisamos de algumas lições de marketing aqui, na verdade só uma, que é a resposta dessa pergunta:

0 que os meus esboços diferem dos esboços dos outros artistas?

Tensinho né? Pois é, aqui entra sua criatividade queridão. Bora fazer algo diferente do convencional. Eu tive uma ideia simples de tudo, que chega ser até besta, mas é diferente e isso que importa.

Comissões disponíveis!!

Finalmente os exemplos de como fiz.

Commission_Info_Set02
Exemplo deviantart
Commission_Info_Set02_facebook
Exemplo facebook

Eu fiz um pra cada rede por causa do público mesmo. No Brasil, as pessoas não entendem o que são comissões para desenho, então melhor enfatizar o que é e quanto custa.

Já no tumblr, preferi deixar as informações no post e quem quiser lê lá, por que é uma rede mais visual do que o facebook.

Commission_Info_Set02_tumblr
Exemplo tumblr

Espero que esse post seja inspirador para muitos artistas iniciantes como eu e espero que consigamos clientes suficientes pelo menos pra pagar aquelas contas que estão gritando na nossa cara.

Beijocas e boa semana

Fazendo comissões do jeito certo
Classificado como: