Narração

Quando estava escrevendo uns rascunhos da vida me bateu uma dúvida louca.

“Quem vai contar a história?”

O narrador, é claro. (Ah vá?!)

Em animes e mangás, principalmente nos shoujos, o narrador comumente é o protagonista e em primeira pessoa, durante o decorrer acaba sendo alterado para um narrador onisciente e onipresente que não se intromete. Sendo exporadicamente “cortado” pelo protagonista em seus pensamentos.

Decidi que usarei também o protagonista-narrador e será a própria Sakuno. Acho que dará um tom de amadurecimento a ela. Logo, a história será contada em primeira pessoa, exceto quando a personagem não estiver presente na cena.

Meu intuito no momento não é detalhar as regras de produção de texto, então se você precisar saber mais sobre cada voz narrativa, aconselho a ler o post “Modos de Narração“. Achei bem curtinho e completo.

E não quero um doujinshi de meio milhão de páginas. Quero uma história curta, afinal meu objetivo é fazer meu mangá, então não posso gastar mil anos no doujinshi.
Por isso decidi fazer uma linha do tempo para não me perder.

Timeline

Você já viu várias delas, principalmente em livros didáticos e reportagens históricas. A linha do tempo é auto explicativa e a falta dela pode causar uns problemas na história, por que se você não explicar quando os fatos ocorreram não só você, mas o leitor final também ficará confuso.
Eu decidi contar a história de modo linear, acompanhando o terceiro ano letivo dos personagens.

Se você for escrever uma história fora do modo linear, por exemplo, alternar entre passado e presente, oriento que faça uma timeline cronológica conforme aconteceu e outra não cronológica, que é como você vai contar ao leitor. A probabilidade de você fazer caquinha sem ter isso é altíssima.

Em alguns momentos colocarei flashbacks curtos,  mas bem poucos.

 

Linha do tempo do doujinshi
Linha do tempo do doujinshi

Outline

Se a timeline é a linha guia da história, a outline são os mini eventos que ligam cada evento da timeline. São as orientações para escrita das cenas, praticamente o resumo de cada capítulo.

A outline do doujinshi está disponível neste link. (OBS: Contem spoilers)

Gênero e público alvo

Minha intenção é atingir alguns fãs de Prince of Tennis (óbvio), garotas até 15~16 anos, pois shoujos são voltados a esse público.

Farei uma comédia romântica escolar ou morrerei tentando ambientada no clube de tênis da escola Seigaku.

Eu não entendo muito de faixa etária por gênero, afinal cada um tem um gosto, eu tenho 24 invernos de vida e ainda leio shoujos, no meu círculo social acho que sou uma das únicas hahaha.

Deveria a minha pessoa ser mais otimista com o doujinshi, mas não vai rolar. Estou bastante focada nos procedimentos para criação de um quadrinho e nas técnicas e ferramentas que aprenderei fazendo isso. A qualidade não será um dos pontos críticos, pelo menos não a qualidade da história, então não me julguem hahaha.

Em breve postarei a apresentação do doujinshi no Wattpad. E pretendo reviver as histórias que estão lá. Menos Lady Warrior/Damague que só voltarei a trabalhar nela quando terminar o doujinshi.

Novidade da semana!

Se você segue minha página no facebook já deve saber da novidade. Sim, eu estarei no Sanca Fest 2015 com uma mesa só pra mim!!!! <3 A emoção não cabe no peito eu tô cheia de ideias e coisas pra fazer até o fim do mês para ter lá. Afinal será minha primeira vez com um stand em um evento. Então, aguardem meus caros e minhas caras.

Beijos e ótima semana

Orientações para Escrita: Narração, Timeline, Outline, Público Alvo